Pela primeira vez na VilaSound, Som & Imagem temos o previlégio de receber colunas Raidho Acoustics.
As colunas Raidho Acoustics estão no lote das mais prestigiadas colunas High End a nível mundial e são consistentemente incluídas no lote de vencedores “de melhor som” dos mais prestigiados audioshows internacionais.
As Raidho C1.1 são a evolução das aclamadas C1.0, e são o resultado do desenvolvimento tecnológico proprietário da Raidho Acoustics. Sim, é das pouquíssimas marcas HIFI/High que desenvolve e produz 100% do seu produto. Todos os altifalantes são desenhados e produzidos in house na Dinamarca.
A linha C foi desenvolvida a partir de um tweeter planar-magnético ultra-rápido. Enquanto que o clássico ribbon recebe um sinal que atravessa uma superficie condutora de uma ponta a outra, o tweeter das Raidho é composto por uma fina fita de alumínio ligada a uma membrana de mylar criando uma folha contínua. Magnetos são colocados de cada lado da membrana e também por trás. Entre outras vantagens, este design permite manter uma impedancia nominal de 7ohm, enquanto que os tradicionais tweeters de fita apresentam cargas e angulos de fase complicadíssimos para os amplificadores.
Para acompanhar este tweeter ultra-rápido, um woofer foi concebido de raiz usando métodos inovadores de engenharia dos materiais, criando uma unidade leve, rápida e com fatores de amortecimento intrínsecos que diminuem o ringing quando o altifalante é levado a exigentes cargas e forçado a acompanhar o tweeter.
Não foram feitos compromissos no desenvolvimento das C1.1. Exemplo: a cablagem interna é Nordost Odin.
As C1.1 tocam como nenhuma outra coluna que já tenha ouvido. Toda a informação que lhes chega é escrutinada à lupa, como uma resolução altíssima. A dimensão dos instrumentos é particularmente interessante. Há instrumentos que nos aparecem maiores do que estamos habituados e ao lado um outro instrumento bem mais pequeno do que é habitual. Eu diria mais real. Apesar das suas modestas dimensões (para coluna monitora até não é pequena: 200 x 370 x 360mm), a música apresenta-se devidamente encorpada e com um grave articulado e musical (e extenso!), mesmo numa sala grande.
Penso que ninguém fica indiferente e na minha opinião não há nada no mercado assim. É um produto único.
As C1.1 estão em demonstração na VilaSound, acompanhadas de Leitor de CD/SACD Esoteric K-07, Amplificador Plinius Hiato e subwoofer REL S/3.
Informação técnica:
Sensibilidade 85dB/1W/1m
Impedancia >6ohm
Pórtico traseiro
Dimensões – 200 x 370 x 360mm
Peso – 12.5 Kg
PVP: 10400€