Remodelámos a nossa sala de cinema para melhorar a experiencia cinematográfica a nível de reprodução, acústica e estética. Instalámos papel de parede por cima de pladur preforado, um par de colunas in-wall, um par de colunas de teto e duas surround back.
O efeito surround fica assim a cargo das magníficas Monitor Audio CP-WT380IDC e das bem conhecidas Monitor Audio Slver S6. Já desde algum tempo que a Monitor Audio se especializou na produção das melhores colunas de embutir no mercado hifi. Desde as mais baratas Trimless 100 (~150€/un) até às Platinum In-Wall (3700€/un) a escolha é imensa.
As colunas de embutir apresentam diversas vantagens face às tradicionais colunas de caixa, especialmente em cinema. A mais óbvia é da menor ocupação de espaço e, tendo grelhas metálicas de baixo perfil que se podem pintar de qualquer cor, podem passar completamente despercebidas. Na foto, escolhemos exibir orgulhosamente a coluna e seus altifalantes. Outra vantagem muito importante é acústica. As colunas de caixa emitem som em 360º em seu redor, criando a necessidade de colocar absorção acústica para diminuir reflexões, especialmente quando se aumenta número de colunas (5.1, 7.1, 9.1)! Com as colunas de embutir a propagação de som é feita apenas em 180º, baixando drasticamente a necessidade de tratamento acústico.
As CP-WT380IDC são colunas de embutir de 3 vias com woofer de 8 polegadas, woofer de médios de 4 polegadas combinado num módulo com o tweeter C-CAM gold dome, num eixo giratório e orientável. A designação CP (Controlled Performance) signifca que a coluna é selada e não interage com a parede na qual está instalada. Também reduz a propragação de som pelas paredes. Permite ainda um ajuste de -3/0/+3 dB tanto na unidade de médios e como no tweeter. Com estas características, torna-se fácil combiná-las com as Silver S10 (frontais) e Silver S6 (traseiras) criando uma envolvencia que nos faz esquecer que temos colunas de som.
No tecto estão instaladas duas colunas Monitor Audio CT380-IDC, semelhantes às CP-WT380IDC mas abertas. A coluna é impressionante e pesada nas mãos mas discreta depois de instalada. Tem 3 vias, com woofer de 8 polegadas, woofer de médios de 4 polegadas combinado num módulo com o tweeter C-CAM gold dome, num eixo giratório e orientável. Devido ao facto de ser aberta e interagir por isso com a caixa de pladur do teto, estas colunas permitem maior extensão de grave e mais sensibilidade, maior envolvencia mas menos precisão do que as CP.
A acolitar as Monitor Audio temos o Yamaha RX-A3050 e ajuda-las o SVS SB16-ULTRA (!) A leitura fica a cargo do Oppo UDP-203.
Para completar as novidades temos também o mais recente desenvolvimento da ‘nossa’ Lusoscreen: o Darsktar plano. Um ecrã cinzento-escuro com ganho ~1.0 que permite cores profundas e negros impensáveis em telas normais, mesmo com alguma luz ambiente (review mais detalhada em breve). O projetor ainda é o ‘velhinho’ JVC DLA-X30 com lâmpada cansada (‘para quando um projetor 4K Gustavo?’ – Estou a tratar disso… vamos com calma)
O objetivo dos constantes upgrades que vamos fazendo é oferecer aos nosso clientes e curiosos uma experiencia única. Esperamos que nos visite para ficar com os cabelos em pé, dedos cravados no sofá ou pele de galinha (depende do filme).
Gustavo Rosa
Comentários recentes