O Hegel H80
O Hegel H80 é um raro aparelho de alta fidelidade. Por 1600€ (PVP) temos um amplificador integrado com ampla potencia e entradas digitais, incluindo uma entrada USB 24bit/96KHz.
Neste tipo de preços é habitual ver os fabricantes a usar circuitos semelhantes e a lutar afincadamente para forçar a melhor qualidade/quantidade de componentes dentro dos aparelhos com o menor preço possível. Ainda que existam algumas diferenças de sonoridade, na sua essencia, os amplificadores soam de forma bastante semelhante e cabe ao cliente escolher o que custa menos dinheiro para aquilo que pretende.
O Hegel H80 é realmente diferente da norma, graças a várias tecnologias proprietárias e patenteadas, nomeadamente o SoundEngine que foi o que começou a Hegel.
A amplificação Hegel não emprega Feedback negativo (retroalimentação) global. Este tipo de amplificadores são habitualmente conotados como “musicais” mas com fraco controlo e usualmente com baixo damping factor. O Hegel tem no entanto um damping factor de 1000, o que é um valor altíssimo. Apresenta também valores de distorção e níveis de sinal/ruído baixíssimos, e uma capacidade invulgar de lidar com baixas impedancias.
A Hegel diz:
We started by turning the concept of amplifier design 180º to have a design that does not amplify distortion. Most conventional amplifiers to a greater or lesser extent send the signal backwards – this creats a stable amplifier, but one that will amplify mistakes. Our patented SoundEngine design marries low distortion and stability and also means you can use any Hegel amp to drive tough loads.
O Som:
Aquilo que a Hegel apregoa, aos meus ouvidos, é completamente consistente. A precisão temporal e a musicalidade deste amplificador são muito acima da média. Ao mesmo tempo, não sinto que isso seja conseguido sacrificando o controlo do grave ou de distorção alta. Pelo contrário, o grave é coeso e seco, o sistema não perde compostura em volumes altos.
Como não usa feedback negativo os 75W são bastante substanciais, já que parte da potencia não precisa de ser realimentada. A distorção é baixa mesmo a volumes altos, o que significa que o amplificador pode ser usado quase no máximo sem aparente dificuldade. Ou seja, os 75W a 8ohmsão amplos.
Conclusão:
O Hegel H80 é um amplificador à parte da concorrencia. Soa diferente dos outros, está bem especificado, tem um preço razoável. Altamente recomendado. Disponível para audição.
3 pings
[…] Com 104cm de altura, alta sensibilidade (91.5dB), pórtico frontal e inferior, flexibilidade de colocação, som impactante e refinado, bons acabamentos… Que mais se pode querer? Marque uma audição para as ouvir com o Hegel H80. […]