A Oppo anunciou recentemente a sua saída do mercado dos leitores Blu-Ray/Universais, terminando um longo reinado no topo do segment. No entanto, a Cambridge Audio tem desde há muito tempo um leitor de Blu-Ray que usa a mesma tecnologia, pois são feitos na mesma fábrica e com as mesmas peças, com algumas diferenças e alterações.
Na VilaSound, Som & Imagem tivémos o Oppo UDP-203 em demonstração durante algum tempo com muito sucesso e dada a descontinuação dos modelos Oppo optámos por passar a ter o Cambridge Audio CXUHD. Neste processo de transição pude finalmente fazer um frente-a-frente entre os dois. Estará o Cambridge à altura?
Olhando para o exterior constatamos as semelhanças óbvias tendo o Oppo uma entrada USB à frente e saídas analógicas 7.1 atrás. Sabendo que custa menos 50€ do que o Cambridge Audio, o Oppo UDP-203 parece ser a melhor opção.
No que diz respeito à performance, as diferenças são maiores do que esperava. Na imagem, o CXUHD parece ter uma imagem mais limpa e viva. Consegue fazer com que a imagem salte mais do ecrã do que o Oppo. Com filmes com muito grão, como o 007 – Quantum of Solace, o CXUHD define melhor o grão enquanto que o UDP-203 torna-o mais difuso transferindo a sensação que a imagem tem um fino véu na frente. As diferenças não são gigantes mas nos meus testes são perceptíveis e com o CXUHD em vantagem.
No áudio, as diferenças foram maiores. Mais uma vez o Cambridge CXUHD saindo vencedor, conseguindo uma separação bem melhor. O palco sonoro torna-se maior crescendo em altura e em largura parecendo menos confinado às colunas. Em cenas de ação mais complexas conseguímos distinguir por exemplo a banda sonora de forma bem mais separada e nítida. No genérico de Quantum of Solace, a Alicia Keys e o Jack White tornam-se mais presentes e surpreendentemente o grave torna-se mais coeso havendo menos descontinuidade entre subwoofer e colunas. As diferenças entre os leitores, na minha opinião, são comparáveis à troca por um leitor de uma gama acima.
Testei a saída audio em bitstream e PCM e pareceu-me conseguir melhor qualidade com a saída PCM, ficando assim a conversão Dolby/DTS para PCM a cargo do leitor de Blu-ray em vez do receiver.
O Cambridge CXUHD é assim uma agradável surpresa. Não só podemos contar com ele para subsituir o Oppo como também para o melhorar – irá continuar na nossa sala de demonstrações.
Cambridge Audio CXUHD – Especificações:
Leitor Universal (Blu-ray UHD/4K, SACD, DVD-Audio, CD – Dolby Vision, HDR)
Duas entradas USB 3.0, Entrada HDMI 2.0, Duas saídas HDMI. Wi-Fi, Ethernet.
Ficheiros de video suportados: MPEG4 HD, AVC, VC-1, XVID, AVI, AVC, MKV (4.1), DAT, VOB, WMV, M2TS, M2T, M4V, QuickTime.
Ficheiros de audio suportados: AAC, WMA, MP3, APE, Ogg Vorbis, FLAC (24/192), WAV
PVP: 898€