As Spendor A4 são colunas diferentes do que tem sido a norma dos fabricantes atuais com um design clássico. São colunas de 2 vias com tweeter e woofer de 18cm. Apesar do seu aspeto simples, constatamos imediatamente que são colunas muitíssimo bem construídas, com acabamentos irrepreensíveis, e uma estética muito bem conseguida graças às proporções e qualidade da folha de madeira.
Apesar das suas dimensões reduzidas são colunas verdadeiramente impressionantes no tamanho do som, corpo e grave que produzem. Com apenas 83×16,5×27,5cm são capazes de encher a nossa maior sala de audições com quase 40m2. Existe uma tendência normal para nos impressionarmos com colunas pequenas com um som grande do que colunas grandes com um som pequeno. As A4 impressionam!
O HiFi é uma espécie de gestão de compromissos e as Spendor A4 não fazem propriamente milagres. Diria que são comedidas nos extremos, não tendo um agudo particularmente proeminente nem um grave que faz abanar a casa. Têm uma microdinámica soberba mas nota-se alguma compressão quando o volume sobe para níveis muito altos. A precisão do palco é boa mas não é incrível. Serão levados a pensar que não gosto assim tanto delas pois afinal de contas são boas a fazer o quê exatamente? Uma coisa é uma demonstração do potencial de umas boas colunas onde colocamos uma faixa de música clássica com uma variação de volume enorme e queremos replicar o evento de dezenas de instrumentistas na nossa sala. Outra coisa, provavelmente mais de 90%, é a utilização doméstica em que o volume é baixo ou moderado e queremos apreciar todo o tipo de música de uma forma sedutora. Um sistema que nos encante e nos faça querer ficar e ouvir mais, de preferencia sem incomodar muito os vizinhos. As Spendor não são colunas abafadas e anafadas. São colunas musicais e emotivas que, graças à sua simplicidade, tocam a música bem integrada, sem desfasamento entre tweeters e woofers, com uma correção temporal exemplar.
Não costumo ler nem apreciar reviews mas a Hifi Plus tem uma review com a qual consigo concordar.
Ao longo dos anos, colunas como as Monitor Audio e Dynaudio têm-se aproximado cada vez mais desta integração e musicalidade mas ainda não atingiram bem o ponto em que as A4 estão nesse campo. Por outro lado, são colunas mais completas no que diz respeito ao espetro de frequências produzidas e capacidade dinâmica. Felizmente, na VilaSound, Som & Imagem, oferecemos a hipótese de testar e comparar vários modelos destas 3 excelentes marcas tão distintas entre elas na sua abordagem tecnológica e resultado final audiófilo. Temos também outras boas marcas para testar mas estas servem de exemplo de fabrico distinto. Só ouvindo conseguimos perceber o que procuramos e entender as diferenças, vantagens e limitações e escolher o que damos mais prioridade.
As Spendor A4 gostam de algum músculo por trás. Aqui foram amplificadas pelo excelente Simaudio Moon 250i que lhes dá o devido fulgor. O Denafrips Ares II é a “pechincha” do momento capaz de se aproximar do incrível Denafrips Pontus, por metade do preço. Trata-se de um DAC R2R a receber audio via USB do Roon Nucleus a ler TIDAL via Roon.
Aqui fica um cheirinho (para ouvir com bons auscultadores):
Mighty Sam Mcclain & Knut Reiersrud – Jewels
Especificações
Crossover 2 vias
Frequência de resposta: 34Hz – 25kHz
Impedância nominal: 8 Ohms
Amplificação recomendada: 25-150watts
Sensibilidade: 86dB
Dimensões: 861 x 165 x 284mm
Peso: 16kg
PVP: 2900€
3 pings